O terminal rodoviário improvisado na estação do metrô José Cândido, no Santa Inês, Leste de Belo Horizonte, está com seus dias contatos. A partir de 1º de abril a operação dos ônibus que partem para os litorais capixaba e nordestino, Campos (RJ), São João da Barra (RJ), Belém (PA) e Brasília(DF) retornam ao terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip), no Centro da capital.
Desde 2012, a estação do metrô, que pertence à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), também passou a receber passageiros de parte das linhas interestaduais que saem de Belo Horizonte. O objetivo da medida foi desafogar o volume de embarques e desembarques no Tergip, principalmente em vésperas de feriados prolongados, até que entrasse em operação a nova rodoviária da capital, que segue em construção no Bairro São Gabriel, Nordeste da cidade.
Desde março de 2016, o terminal provisório na José Cândido e o Tergip são administrados pelo governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
O caráter provisório e as condições precárias da estação José Cândido, objeto de constantes reclamações por parte dos usuários, foram os principais pontos para decisão da volta dessas linhas para o espaço no Centro. Por ser a estação no Santa Inês imóvel da União, a Codemig não teve como investir em melhorias no terminal, que atualmente opera 25 linhas, o que representa 63 embarques e desembarques diários, e recebe 1,4 mil pessoas. Nos feriadões, esse número duplica.
Para enfrentar o antigo problema de aumento do fluxo de veículos e pessoas em véspera de feriadões, a Codemig aposta nas obras de melhorias na rodoviária central. De acordo com a companhia, algumas estão em fase de execução e outras em licitação, visando ao melhor atendimento aos usuários do terminal.
Codemig quer evitar travamento no trânsito
Também houve um estudo da Codemig em relação ao fluxo de veículos na região, com o objetivo de evitar travamentos e retenções de trânsito no local, com o retorno das linhas de ônibus da José Cândido para o Tergip.
Nos dias de maior movimento, as empresas enviarão à gerência de tráfego as solicitações dos horários extras. A partir dessa demanda, será feita a distribuição nas plataformas, de maneira que o usuário tenha um bom serviço. As solicitações de partidas extras serão remanejadas para faixas disponíveis e as saídas ocorrerão durante o período da madrugada.
Inaugurado em 1971, o Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip) é responsável pelo transporte de aproximadamente 10 milhões de passageiros por ano. Além de sua atividade principal, o embarque e desembarque de passageiros, o Tergip também oferece diversos serviços à população, como alimentação, bancos, correios e lotéricas. A estrutura, de mais de 45 mil m², movimenta, diariamente, média de 40 mil pessoas.
Desde 2012, a estação do metrô, que pertence à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), também passou a receber passageiros de parte das linhas interestaduais que saem de Belo Horizonte. O objetivo da medida foi desafogar o volume de embarques e desembarques no Tergip, principalmente em vésperas de feriados prolongados, até que entrasse em operação a nova rodoviária da capital, que segue em construção no Bairro São Gabriel, Nordeste da cidade.
Desde março de 2016, o terminal provisório na José Cândido e o Tergip são administrados pelo governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
O caráter provisório e as condições precárias da estação José Cândido, objeto de constantes reclamações por parte dos usuários, foram os principais pontos para decisão da volta dessas linhas para o espaço no Centro. Por ser a estação no Santa Inês imóvel da União, a Codemig não teve como investir em melhorias no terminal, que atualmente opera 25 linhas, o que representa 63 embarques e desembarques diários, e recebe 1,4 mil pessoas. Nos feriadões, esse número duplica.
Para enfrentar o antigo problema de aumento do fluxo de veículos e pessoas em véspera de feriadões, a Codemig aposta nas obras de melhorias na rodoviária central. De acordo com a companhia, algumas estão em fase de execução e outras em licitação, visando ao melhor atendimento aos usuários do terminal.
Codemig quer evitar travamento no trânsito
Também houve um estudo da Codemig em relação ao fluxo de veículos na região, com o objetivo de evitar travamentos e retenções de trânsito no local, com o retorno das linhas de ônibus da José Cândido para o Tergip.
Nos dias de maior movimento, as empresas enviarão à gerência de tráfego as solicitações dos horários extras. A partir dessa demanda, será feita a distribuição nas plataformas, de maneira que o usuário tenha um bom serviço. As solicitações de partidas extras serão remanejadas para faixas disponíveis e as saídas ocorrerão durante o período da madrugada.
Inaugurado em 1971, o Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip) é responsável pelo transporte de aproximadamente 10 milhões de passageiros por ano. Além de sua atividade principal, o embarque e desembarque de passageiros, o Tergip também oferece diversos serviços à população, como alimentação, bancos, correios e lotéricas. A estrutura, de mais de 45 mil m², movimenta, diariamente, média de 40 mil pessoas.
RB