Temporal com granizo provoca alagamentos, queda de árvore e deixa pessoa ilhada em BH

Por causa do volume da chuva, o córrego Ferrugem, na Avenida Tereza Crsitina, corre risco de transbordar. Motorista devem evitar a região

João Henrique do Vale

Um temporal atinge Belo Horizonte e cidades de Região Metropolitana de Belo Horizonte no fim da tarde desta quarta-feira.
A queda de granizo e trovoadas assustaram os moradores de vários pontos da cidade. Na Avenida Mário Werneck, no Bairro Buritis, Região Oeste, um alagamento foi registrado e carros tiveram que passar pela água.

Leia também: Dia de caos em BH, amanhã ninguém vai lembrar

O Corpo de Bombeiros registrou pessoas ilhadas e quedas de árvores na capital mineira. Por causa da chuva e manifestações em dois pontos da Região Centro-Sul, o trânsito ficou lento na cidade. Previsão é de mais chuvas nos próximos dias.

Segundo a Defesa Civil, o acúmulo de chuva por regional chegou a 59,6 milímetros na região Oeste, 56,2 milímetros no Barreiro e 42,0 milímetros na Centro-Sul. A corporação informa que a média para março é de 163,5 milímetros.
Apesar dos transtornos em toda cidade, nenhuma ocorrência de destaque foi atendia pela Defesa Civil. 



De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem ficou ilhado dentro de um carro no Anel Rodoviário, próximo ao Bairro Betânia, na Região Oeste de Belo Horizonte. Os militares conseguiram socorrer a vítima, que não teve ferimentos. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o grande número de veículos provocou retenções no trecho. No Bairro Jonas Veiga, na Região Leste da capital mineira, uma árvore caiu na Rua Senhor Simeone e interditou parte da pista. Ninguém ficou ferido. Militares dos bombeiros foram até o local para retirar o tronco e os galhos das via.

No Bairro Vale do Jatobá, no Barreiro, uma enchente atingiu a Rua Marcionila Soares Vieira. A água atingiu uma casa onde estava alguns moradores. Os militares tiveram que resgatar uma vítima que é acamada. Ninguém ficou ferido.

Por meio das redes sociais, vários internautas relataram a situação da chuva na cidade. “Acho que eu nunca tinha visto uma chuva dessa aqui em BH”, disse Matheus de Souza. “A chuva de SP ontem veio para BH.
Não é possível”, comentou Nat Adrim. “Tempestade no Gutierrez”, afirmou Felipe Fe. “Trânsito de BH já é ótimo com chuva então melhor ainda”, contou Gabriel Gomes. “17:03 horas em BH. Já é noite! Que chuva!!!”, disse Marcel Oliveira.



Previsão

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a pancada de chuva já estava prevista por causa da chegada de uma frente fria em Minas Gerais. “Uma frente fria que estava estacionada sobre o Rio de Janeiro e Espírito Santo se deslocou para o Estado e se encontrou com uma massar de ar quente. Ela estava bloqueando a outra massa. Então, há registro de chuva nas regiões Central, Oeste, Zona da Mata, e parte do Rio Doce e Sul de Minas. Com mais intensidade na área central”, explicou o meteorologista Luiz Ladeia.


Segundo o meteorologista, a precipitação deve continuar nos próximos dias. “A tendência é de pancadas de chuva à tarde, mas com menos intensidade nos próximos dias”, comentou. Sobre a possibilidade de granizo, a tendência é que diminua. “Essa sequência de dias sem chuva, faz com que a entrada de frente fria em uma massa de predominante seca ocasione o granizo. Nos próximos dias a possibilidade é menor”, completou. (com Larissa Ricci).