O fato ocorreu na MG-020 e, segundo a Polícia Civil, o investigador, que é lotado em Belo Horizonte, voltava de Santa Luzia para a capital mineira quando parou na MG-020, na altura do Ribeiro de Abreu, para checar o GPS. Os dois se aproximaram em uma moto XRE vermelha.
Segundo o boletim de ocorrência gerado pela tentativa de roubo, a dupla anunciou o assalto usando a palavra “perdeu” para o policial. O garupa teria apontado uma arma em sua direção, o que motivou o policial a sacar sua própria arma e atirar contra o assaltante.
Logo depois, o piloto da motocicleta levou a mão à cintura, conforme a versão do policial que consta na ocorrência, e por isso também acabou atingido. O investigador acionou a Polícia Militar, que acompanhou o desdobramento da ocorrência. O policial foi levado para a Central de Flagrantes I (Ceflan I) da Polícia Civil, onde foi ouvido e liberado. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, a delegada que atendeu o caso entendeu que o policial agiu em legítima defesa e, por isso, ele foi citado na ocorrência como vítima.
Elson França da Silva, de 27 anos, um dos assaltantes baleados, chegou a ser socorrido, mas morreu no caminho do hospital. Ainda não consta identificação para o segundo bandido, que morreu na hora, segundo a Polícia Civil..