Moradores de Belo Horizonte que ainda não se vacinaram contra a febre amarela devem ficar atentos à ampliação do horário de vacinação em um posto de saúde da capital mineira a partir desta segunda-feira.
Leia Mais
Minas tem 55 cidades com risco para febre amarela por conta da morte de macacosChega a 109 o número de mortes por febre amarela em Minas Gerais Técnicos do Ministério da Saúde procuram mosquitos da febre amarela em EsmeraldasCerca de 620 mil pessoas foram vacinadas contra a Febre Amarela em BHApós morte de macaco no Horto Florestal, Saúde vai checar vacinação de moradores próximosDe porta em porta, PBH conferirá se moradores estão com vacina da febre amarela em diaRio de Janeiro confirma primeira morte por febre amarela após surto em MGMinas tem média de 15 notificações de febre amarela por dia em 2017O serviço de vacinação estará aberto de 9h até as 20h30, para favorecer aquelas pessoas que trabalham no horário comercial. Os demais serviços do posto de saúde, como farmácia e consultas, se encerram às 17h30, horário normal de funcionamento da unidade. A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou que seria inaugurado um posto temporário de vacinação. Porém, o que está acontecendo é apenas a ampliação do horário do serviço.
Até a última quinta-feira, 515.545 pessoas já tinham recebido as vacinas contra febre amarela em BH, o que corresponde a 80% da população adulta. Já a cobertura vacinal de crianças com até quatro anos de idade é de 98% em BH, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Em todo o ano passado as imunizações chegaram a 140 mil pessoas.
Além do horário ampliado no Bairro Nova Suíça, as outras duas estruturas provisórias vão continuar funcionando nesta semana. Elas estão na UPA Venda Nova, que fica na Rua Padre Pedro Pinto, 175, Venda Nova, no Cerest Barreiro, que está localizado na Rua Pinheiro Chagas, 125, Barreiro.
Os horários de funcionamento são diferentes para essas unidades. Na UPA Venda Nova, o posto temporário abrirá de 7h30 às 20h30. Já no Cerest Barreiro as vacinas serão aplicadas de 8h às 20h30. No Centro de Saúde Betânia, que fica na Rua Canoas, 678, no Bairro Betânia, o horário será o normal do setor regular de vacinas, de 9h às 17h30, porém, com reforço nas equipes de atendimento.
Parece receber a vacina, as pessoas precisam levar o documento de identificação e, se possível, o cartão de vacinação. Idosos acima de 60 anos que nunca foram imunizados ou sem o comprovante de vacinação só serão aceitos se tiverem uma avaliação de um médico indicando a dose.
Crianças recebem duas doses da vacina, sendo uma aos nove meses de idade e outra aos quatro anos. Aqueles adultos que tomaram apenas uma dose devem repetir o procedimento depois de 10 anos.