PRF apreende mais de 300 mil maços de cigarros paraguaios em Minas

Carga estava em carreta bitrem, que foi parada na BR-262, em Ibiá, no Alto Paranaíba. Motorista apresentou documentação de transporte de soja em gãos

Landercy Hemerson

Ao verificarem o carregamento, agentes policiais encontraram carga ilegal - Foto: Polícia Rodoviária Federal/DPRF Araxá/Divulgação

Um carregamento de 339 mil maços de cigarros de origem ilegal foi apreendido nesta segunda-feira em Ibiá, no Alto Paranaíba, a 327 quilômetros de Belo Horizonte. Para a carga ilegal, o motorista da carreta bitem, I.D.S.V., de 33 anos, apresentou documentação falsa de que estava transportando soja. Porém, agentes da Polícia Rodoviária Federal, da delegacia de Araxá, desconfiaram e, ao verificarem, constataram que se tratava de caixas de cigarros.

A fiscalização da PRF, de rotina, foi realizada no km 665 da BR-262. Quando os agentes fizeram sinal de parada para carreta bitrem, com placas de Campo Grande (MS), perceberam que o condutor demonstrava certo nervosismo. Ele apresentou a documentação, mas caiu em contradição ao ser perguntado sobre a origem da carga e seu destino.

O motorista, que também é dono dos veículos (cavalo mecânico e carretas), foi preso em flagrante. Ele contou aos policiais que está passando por dificuldades financeiras e que então decidiu carregar suas carretas com as caixas de cigarro na cidade paranaense de Ponta Porã.

O carregamento de cigarros da marca San Marino, do Paraguai, tinha como destino Ponte Nova, na Zona da Mata. As caixas de cigarro e a carreta bitrem foram apreendidos. Pelo transpote ilegal, o carreteiro receberia R$ 20 mil na entrega da carga.
Com ele, foram apreendidos três aparelhos de telefone celular e R$ 3.332,00 em dinheiro.

A documentação referente à soja a granel, que acobertava o carregamento, também foi recolhido para averiguações. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia da Polícia Federal em Uberaba, que vai investigar outros envolvidos.

RB

.