O Centro de Operações da Prefeitura de BH (COP-BH) será novamente utilizado para evitar congestionamentos e aumentar a segurança da população nesta quarta-feira. Estão previstas manifestações em Belo Horizonte de diferentes categorias, que vão cruzar os braços para tentar impedir a aprovação de mudanças na aposentadoria pretendidas pelo governo federal. Por causa disso, a Prefeitura criou um plano de ação para agir durante os atos. Mesmo assim, faz um pedido para a população evitar transitar pelo Centro, 'seja a pé seja de carro'.
As principais ações estão voltadas para o transporte público. Como está sendo feito em grandes eventos, como no Carnaval e na Copa do Mundo 2014, as câmeras do COP serão utilizadas para monitorar a movimentação das manifestações e dos veículos. Por meio das imagens, a Guarda Municipal e a Polícia Militar serão acionados para se deslocar em locais onde há necessidade.
A Unidade Integrada de Trânsito (UIT) vai atuar nos principais cruzamentos das vias. Serão 250 agentes da BHTrans nas ruas, segundo a PBH, além da Guarda Municipal, para orientar os motoristas e tentar dar fluidez às ruas. Em algumas horas do dia, as viagens de linhas de ônibus podem ganhar um acréscimo. Porém, essa medida será tomada de acordo com a demanda. As estações do Move ganharão reforço.
Nos pontos onde os manifestantes vão se concentrar, como Praça Afonso Arinos, Praça da Estação, Praça Sete, e em vias onde haverá o deslocamento dos grupos, equipes de fiscalização vão atuar na retirada de entulhos, caçambas e materiais de construção que possam ser lançados contra o público.
RB