Estão sendo cumpridos 47 mandados de busca e apreensão e 25 mandados de apreensão de adolescentes – a maioria deles, por envolvimento com o tráfico no aglomerado, que tem cerca de 50 mil habitantes e sete vilas. O tenente-coronel Anderson de Oliveira, comandante da Escola de Formação de Oficiais, explica que a operação, chamada Jornada Policial Operacional, faz parte do planejamento do aprendizado teórico e prático dos militares.
As ações começaram terça-feira, na área do 34º Batalhão da PM, onde o alvo foram bairros com altos índices de roubo. Os cadetes se empenharam em várias ocorrências na área das 8ª e 9ª companhias, em bairros como Padre Eustáquio, Carlos Prates, Castelo, Ouro Preto, Caiçara e Glória.
Já a ocupação do Aglomerado da Serra tem como foco o tráfico de drogas e o desmantelamento de gangues. “Por meio dessas operações, os cadetes conhecem a vivência diária de policiais já formados. Hoje, estamos apoiando as ações do 22º Batalhão, que apresenta uma redução da criminalidade”, disse o tenente-coronel.
Dados da PM mostram que no acumulado do ano, houve redução de 32% de crimes violentos em relação ao mesmo período do ano passado, na área do 22º. Em números absolutos, segundo o tenente-coronel Anderson, são 500 crimes a menos. Até o dia 18 deste mês, a queda foi de 38,7%.
Em uma das operações na Serra, foram apreendidas 598 pedras de crack, uma pedra grande, 510 pinos de cocaína, duas balanças de precisão, 324 buchas de maconha, 21 tabletes e um saco de semente da droga, além de R$ 4.117 em dinheiro e três carregadores de pistola. Em outra incursão, foram encontrados mais de R$ 21 mil. Houve também apreensão de diversas gaiolas com pássaros da fauna silvestre. Um homem foi preso acusada de envolvimento com o tráfico. .