Moradores do Bairro Ribeiro de Abreu, na Região Nordeste da capital, realizaram na manhã desta quarta-feira um mutirão de limpeza às margens do Ribeirão Onça, em lembrança ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
A ação que foi promovida pelo Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu – Comupra e contou com o apoio da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte - Urbel e da Copasa. Segundoo aposentado e militante no Comupra desde 2001, Itamar de Paula Campos, de 59 anos, o mutirão faz parte do movimento 'Deixa o onça beber água limpa'. “O trabalho do movimento é um cuidado com um pedaço do Ribeirão que passa pelo nosso bairro. O mutirão propõe uma requalificação socioeconômica e ambiental, além de limparmos o entorno do ribeirão”.
No mutirão, segundo Itamar, 40 moradores contribuíram para limpeza nas margens do Onça, dentro do espaço reservado à construção do Parque Ecológico do Onça. O local, de acordo com o aposentado, era ocupado por 122 famílias que foram retiradas pela Urbel.
A intenção dos moradores é que, no local, sejam construídos campos de futebol e ciclovias. Toda a ação – capinagem, poda de ávores, plantio e recolhimento de lixo, foi realizada de maneira colaborativa entre os moradores.
A Urbel informou por meio de sua assessoria, que técnicos da companhia estiveram no local e alertaram os moradores sobre o descarte correto do lixo e os cuidados ao transitar em locais de demolição, que estão sendo realizadas para remoção de famílias que se encontram em áreas de inundação. No local, segundo a Urbel, foram colocadas faixas de sinalização e distribuídas cartilhas informativas..