Dispositivo sonoro instalado em semáforos vai ajudar na travessia de vias em BH

Quatro pontos de grande movimentação receberam o aparelho. Medida busca ajudar, principalmente, pessoas com deficiência visual

João Henrique do Vale

Dispositivos entram em operação nesta quinta-feira - Foto: BHTrans/Divulgação

Uma nova ferramento implantadas em semáforos de Belo Horizonte vai auxiliar a travessia de deficientes visuais em vias da cidade. Quatro pontos de grande movimentação receberam dispositivo que emite um som e indica o melhor momento para atravessar a rua. Eles começam a funcionar nesta quinta-feira na Praça Sete, nos cruzamentos das avenidas Afonso Pena e Amazonas.

De acordo com a BHTrans, o equipamento é fixado nos postes dos semáforos para pedestres. O dispositivo emitirá bipes de forma intermitente para indicar a travessia segura para os transeuntes. Quando o tempo para atravessar a rua estiver terminando, o som ficará mais acelerado. Com isso, as pessoas saberão quando será seguro fazer a travessia. Quando o equipamento não emitir som, significa que o semáforo está aberto para os veículos.


A inovação é fruto de parceria entre a BHTrans, o Instituto São Rafael e o Movimento Unificado de Deficientes Visuais (MUDEVI). Neste primeiro momento, o equipamento será instalado em torno da Praça Sete, na Avenida Augusto de Lima, no cruzamento com Avenida do Contorno, no cruzamento da Avenida Paraná com Rua dos Tamoios, e no encontro entre Rua Tupis e Rua São Paulo.

Está prevista ainda a instalação no entorno da Praça da Liberdade e também em vias em volta do Mercado Central, dois pontos turísticos da capital mineira.

 

(RG) 

.