Assim que tomaram conhecimento da denúncia, militares do 9ª Companhia de Polícia de Meio Ambiente seguiram para o endereço apontado, na Rua Santa Rita, Bairro Sibipiruna. No local, um morador permitiu a entrada dos PMs, que ouviram o canto dos pássaros numa casa vizinha no mesmo terreno.
De acordo com o sargento Marcos Vinícius de Oliveira, os espécimes estavam num cômodo, em um viveiro e gaiolas. Foram apreendidos 98 canários da terra, acondicionados em 25 gaiolas e um viveiro. O responsável pelos pássaros não estava no local, mas os militares conseguiram localizá-lo por telefone e ele retornou para sua casa.
No local, o suspeito confirmou que mantinha os pássaros em cativeiro e não apresentou o registro para a atividade de criadouro. Ele disse que chegou a ter uma licença, mas não a renovou e a perdeu. Segundo o sargento Paulo Célio da Silva, que também participou da ação, E.F.O., de 45 anos, foi preso em flagrante por crime previsto no artigo 29 da Lei 9605/98 (Lei de Meio Ambiente) e os pássaros apreendidos.
.