O representante comercial Bruno Franco Ricci Faria, de 27 anos, não está sozinho na luta contra o câncer, que já se arrasta há 10 anos. E, para vencer mais uma etapa dessa batalha, que depende de uma 10ª cirurgia e na sequência a radioterapia de protons no Provision Próton Therapy Center, na cidade de Knoxville, no Tennessee (EUA), parentes e amigos estão empenhados em campanha para ajudar arrecadar 80 mil dólares para custear o procedimento médico, que ganhou a página no Facebook “Todos pelo Bruno”.
Devido à necessidade de tratamento, o jovem está de licença médica do trabalho de representante de uma empresa de medicamentos, aguardando em São Paulo pela cirurgia. A previsão é de que em abril ele viaje para os EUA para realizar a radioterapia.
No caso do representante comercial, apareceu há 10 anos na membrana da meninge. Dai a raridade e dificuldade de se tratar com as terapias sugeridas pela literatura médica. Já foram feitas nove cirurgias e radioterapias no Brasil, além de duas quimioterapias.
No ano passado, ele foi submetido a radioterapia de prótons, nos EUA. A área tratada foi a que já havia recebido as várias recidivas do tumor e, pelas avaliações médicas, foi efetiva. O tratamento consiste na radiação por Prótons, que são partículas capazes de agregar mais energia, tornando o tratamento mais preciso e efetivo no combate ao tumor. O Brasil não conta com essa tecnologia.
“O tumor, pelo qual estamos pedindo ajuda para o tratamento, apareceu em um lugar novo. Mais perigoso, inclusive, está entre o tronco e o cerebelo e cresce muito rápido. Nos últimos 30 dias, o tumor praticamente dobrou de tamanho”, explica Gabiella Vial, cunhada de Bruno. Segundo ela, a constatação desse crescimento fez com que os médicos indicassem que o paciente passe pela 10ª cirurgia, para a retirada do que for possível do tumor, a fim de que na radioterapia nos EUA os médicos tenham um tratamento com maior precisão.
Porém, o tratamento nos Estados Unidos tem um alto custo e o representante comercial não tem condições de pagar. Somente em 2016, ele desembolsou com ajuda de parentes e amigos mais de R$ 400 mil. Para ajudar com as despesas de agora, foi criada uma “ação entre amigos”, que tem como prêmio um iPad Air 2 32gb Wi-Fi e 3G, com sorteio em 6 de abril.
Também foram criadas contas bancárias para receber doações: Bruno Ricci Faria, CPF 072.281.836-06, Banco Santander, agência 4272, conta poupança 60.005847.7, ou Caixa Econômica Federal, agência 2187, operação 001, conta-corrente 27676-8.