Mais de 100 profissionais de segurança de 16 estados brasileiros se reuniram na Cidade Administrativa, na tarde de ontem, para discutir ações de prevenção e repressão a crimes nas divisas do país durante o encontro do 5º Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual. Durante o evento, que contou com a presença do governador Fernando Pimentel, debates possibilitaram a troca de experiências e a definição de operações integradas entre os estados para combater a violência. Também foram eleitos os novos representantes do Pacto Integrador, que terá como vice-presidente o secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Sérgio Barboza Menezes, responsável por coordenar as reuniões e tomar frente das operações.
O encontro contou com a participação de secretários de Segurança Pública, policiais militares e técnicos da área para compartilhar ações e estratégias de enfrentamento e prevenção da criminalidade. Houve treinamento em softwares e sistemas avançados de mapeamento criminal, de compartilhamento e integração de agências de inteligência. Entre eles, uma ferramenta capaz de tramitar e armazenar documentos com velocidade e segurança e um sistema com informações georreferenciadas que permitem a produção de relatórios estratégicos e mapas para impedir a livre circulação de criminosos entre os territórios.
Pimentel celebrou a convergência em torno do projeto.”Minas Gerais quer dar o exemplo, recebendo os senhores aqui com o espírito de harmonia, com serenidade e buscando, por meio da concórdia, construir uma saída para a crise institucional, política, econômica que o país atravessa”, afirmou durante o discurso.
O Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual é uma rede idealizada e coordenada pelo Estado de Goiás e formada também por Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e o Distrito Federal.