Ladrões roubam equipamentos onde Orquestra Ouro Preto gravava CD e fazem reféns

Instrumentos musicais do estúdio e equipamentos de gravação vindos de São Paulo foram roubados. Três pessoas foram sequestradas e abandonadas dentro de caminhão na MG-010

Cristiane Silva
Fotos desta semana mostram músicos e técnicos trabalhando na gravação do novo álbum da Orquestra Ouro Preto - Foto: Reprodução internet/Facebook
A polícia está à procura dos criminosos que roubaram equipamentos de gravação e instrumentos músicais do estúdio onde era realizada a gravação de um CD da Orquestra Ouro Preto, na noite de quinta-feira, no Bairro União, Região Nordeste de Belo Horizonte. O prejuízo é grande, segundo os envolvidos. Pelo menos três pessoas foram feitas reféns e abandonadas dentro de um caminhão na região de São José da Lapa, na Grande BH.

“A gente finalizou ontem a gravação do nosso novo CD, que se chama Música para Cinema. A gente finalizou ontem por volta das 20h. A gente desmontou todo o equipamento, que veio de São Paulo, estava guardando tudo no caminhão. Saí momentos antes de acontecer”, conta o produtor-executivo da Orquestra Ouro Preto, Nilson de Oliveira.

Pelo menos 26 pessoas estavam no estúdio na quinta-feira, entre músicos e equipe técnica. A maioria das pessoas já tinha ido embora quando os criminosos chegaram.
As vítimas foram o dono do estúdio, um dos técnicos de gravação e o motorista do caminhão. “Pelo que eles contaram, foram abordados por três homens armados que renderam eles, levaram para dentro do estúdio, foram na casa dele (proprietário do estúdio), que fica do lado, roubaram instrumentos dele e outras coisas, colocaram os três dentro do caminhão e dirigiram umas duas horas”, explica Oliveira.

- Foto: Reprodução internet/FacebookSegundo ele, os colegas contaram que os assaltantes descarregaram o caminhão e dirigiram por mais algum tempo, abandonando as vítimas trancadas no baú do veículo na MG-010, perto de São José da Lapa. Os três usaram um tripé de microfone, deixado para trás pelos criminosos, para furar a lataria do caminhão pelo teto e sair. Livres, eles conseguiram pedir ajudas a policiais militares que os leavram até um posto polícial, e depois para Belo Horizonte. “O motorista do caminhão foi agredido, mas nada mais grave, apesar das ameaças”, diz o produtor-executivo da orquestra.

Vítimas e colegas do meio musical se mobilizam pelas redes sociais relatando o caso e pedindo ajuda para localizar os instrumentos. O Facebook da banda Pink Floyd Reunion divulgou uma lista com os números de série dos produtos de gravação roubados, como microfones. Do estúdio e da casa do proprietário foram levados guitarras, tvs, violão e o celular da vítima. Nilson Oliveira lamentou o caso, e afirma que este caso deixa a classe em estado de alerta. “Toda a insegurança que traz para os músicos. Já aconteceu com outros músicos em Belo Horizonte”, lembra.



De acordo com a Polícia Civil, o caso já está sendo investigado pela 3ª Delegacia Leste, responsável pela área.
O local já passou por perícia. Até o fim da manhã desta sexta-feira, ninguém havia sido preso e nenhum material recuperado. A polícia pede que, quem tiver alguma informação, denuncie pelos telefones 181 (Disque Denúncia) ou 197 (Polícia Civil). .