Moradores dos Bairros Santa Cruz, Cachoeirinha e Renascença, na Região Nordeste de Belo Horizonte, vão receber visitas de agentes comunitários de saúde (ACSs) neste sábado para checar quem ainda não recebeu a vacina contra a febre amarela. Os cartões de vacinação verificados, e quem não estiver imunizado será orientado a procurar o centro de saúde da região que, excepcionalmente, estará aberto somente para atender esse público.
Nas visitas domiciliares anteriores, os agentes orientavam quem não vacinou a procurar os postos de vacinação nos dias úteis. Porém, na ação de reforço deste sábado, na Região Nordeste, o objetivo é identificar quem não está imunizado e incentivá-lo a procurar de imediato o centro de saúde.
Assim como em outras áreas da cidade, na região também foi recolhido corpo de macaco, porém, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), ainda está em investigação se a causa da morte foi pela febre amarela.
A partir das 8 horas os agentes de saúde vão visitar cerca de 300 imóveis nos três bairros, para verificar o cartão de vacina dos moradores. O Centro de Saúde Gentil Gomes, na Rua Manoel Passos, 580, no Santa Cruz, estará aberto das 8 às 12h, exclusivamente para vacinação contra febre Amarela.
Quem ainda não estiver imunizado e não tiver como ir ao posto neste sábado, poderá receber a vacina de segunda a sexta nos 152 centros de saúde da capital, ou nas unidades conveniadas - Sesc Saúde São Francisco, Sesc Tupinambás, Hospital Militar, IPSEMG e Abertta Saúde - e também nos 5 postos extras instalados na cidade, que funcionam com horário de atendimento estendido.
De acordo com a SMSA, estão sendo tomadas todas as medidas preventivas para proteger a população e minimizar o risco de transmissão da febre amarela na capital. Ampliação da vacinação, combate ao mosquito Aedes aegypti, monitoramento da morte de primatas.
Porém, segundo a secretaria, a principal forma de prevenir a doença é o cerco vacinal, com a imunização da população. Na capital, conforme o último balanço divulgado nesta semana, 620 mil pessoas receberam a vacina contra a febre amarela.
O monitoramento de morte de macacos, tem servido de alerta na prevenção e controle da febre amarela. Até o começo da semana, 11 resultados deram negativo para a doença em macacos encontrados mortos na capital. Três resultados deram positivos, nas regionais Venda Nova, Centro-Sul e Oeste. Seguem em investigação 20 casos.
Confira os endereços e os horários dos postos extras de vacinação:
- UPA Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, na Rua Domingos Vieira, 484, no Santa Efigênia
- Serviço de Atenção ao Viajante, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 20h30, na Rua Paraíba, 890, na Savasssi
- UPA Venda Nova, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, na Rua Padre Pedro Pinto, 175, no Venda Nova
- Cerest Barreiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h30, na Rua Pinheiro Chagas, 125, no Barreiro
- Centro de Saúde Noraldino de Lima, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20h30, na Avenida Amazonas, 4373, no Nova Suissa