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Estado de Minas

Falta de intervenções torna o Anel Rodoviário uma estrada desgovernada

Novo desastre na rodovia, desta vez envolvendo 20 veículos e deixando seis feridos, volta a expor a necessidade da sempre adiada reforma. Especialistas cobram ao menos soluções paliativas


postado em 06/04/2017 06:00 / atualizado em 06/04/2017 07:36

Novo desastre chamou a atenção pelo fato de uma das vítimas ter saído com vida mesmo esmagada dentro de um carro no meio de dois caminhões(foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)
Novo desastre chamou a atenção pelo fato de uma das vítimas ter saído com vida mesmo esmagada dentro de um carro no meio de dois caminhões (foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)
Até quando o Anel Rodoviário de Belo Horizonte será palco de acidentes, como o da manhã de ontem, no Bairro Betânia (Região Oeste), onde uma carreta com entulho empurrou 19 veículos, esmagando alguns como se fossem brinquedos de papel? Por milagre ninguém morreu. Seis pessoas se feriram, duas das quais gravemente. O desastre voltou a direcionar os holofotes sobre a morosidade do poder público em revitalizar um corredor construído na década de 1960 para impulsionar a economia do estado, ligando três BRs (040, 381 e 262), mas que se tornou uma armadilha e grande dor de cabeça para os usuários.


O risco de mais tragédias persiste, pois não há prazo para intervenções no Anel. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela via, informou que iniciou este ano um levantamento de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para indicar a solução para a segurança na BR. O estudo ainda não foi concluído. Enquanto isso, motoristas e passageiros dos cerca de 160 mil veículos que trafegam diariamente nos 26 quilômetros da via continuarão com a vida em risco.

O Anel é a via mais movimentada da capital. O perigo de acidentes aumenta ainda mais por causa do intenso fluxo de carretas. Quem testemunhou o acidente de ontem custou a acreditar que não houve mortes. O motorista de um caminhão abarrotado de entulhos perdeu o controle na descida do Betânia. Ele contou aos militares que não conseguiu encaixar uma marcha, o que levou o veículo a ganhar velocidade. A carreta atingiu 19 veículos que enfrentavam a tradicional retenção do km 538.

O trecho é marcado por uma série de batidas, pois, pouco depois do fim da íngreme descida de 6 quilômetros, o que leva muitas carretas a ganhar velocidade, há uma reta com afunilamento no número das faixas de rolamento, de três para duas. A redução ocorre por causa do pontilhão que sustenta uma linha férrea. Um dos paredões da ponte ocupa o que deveria ser a terceira faixa de rolamento.

(foto: Arte/EM)
(foto: Arte/EM)

Vale lembrar que o Anel foi construído com duas faixas de rolamento e, anos depois, a União abriu a terceira, quando o pontilhão já havia sido erguido. O afunilamento de pistas também ocorre nas cabeceiras dos viadutos ao longo da rodovia, locais em que as retenções também são diárias nos horários de pico. Especialistas defendem maior seriedade e competência dos gestores públicos.

“O Anel foi projetado com duas faixas (de rolamento). Por isso, grande parte dos viadutos permanece com essa capacidade (formando retenções). A via deveria ser uma avenida com semáforo, velocidade mais baixa, maior acessibilidade para pedestres, comunicação entre ambos os lados etc. Para receber o tráfego rodoviário de passagem, deveria ter um Rodoanel com caraterísticas de rodovia expressa, fora da malha urbana”, defendeu Frederico Rodrigues, sócio-diretor da Imtraff, especializada em consultoria para o trânsito.

Ele vai além: “Enquanto isso, uma auditoria de segurança viária deveria ser feita e implementada imediatamente no Anel, seguindo os padrões internacionais de ‘ações x resultados’ já consagrados para a redução de acidentes de trânsito”.

Já o consultor em assuntos urbanos José Aparecido Ribeiro, que também é integrante da Comissão Técnica de Transporte da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) e blogueiro do site Uai, sugere caixas de desaceleração na descida de seis quilômetros. Trata-se de áreas com brita ou areia capazes de possibilitar a parada de veículos sem freios. Para que isso ocorra, contudo, é preciso desapropriar terrenos às margens do Anel.

“Centenas de mortes poderiam ser evitadas se fossem corrigidas falhas de estreitamento de pista (12 no total), que provocam engarrafamentos onde jamais poderiam ocorrer e reconstruídas as marginais, com áreas destinadas a panes, como instalação de ‘caixas de desaceleração’ na descida do Betânia, onde dezenas de caminhões perdem os freios constantemente”, defendeu José Ribeiro.

Ele avalia que “as causas (do acidente) têm pouca relevância na complexidade do fenômeno, sobretudo se a culpa for de falha humana. Desvendá-las não solucionam o problema. Contra falhas humanas, boa engenharia e vias seguras, com recursos capazes de livrar os bons dos maus motoristas. O fato é que o Anel virou um imbróglio aparentemente sem solução”, defende.

Ver galeria . 31 Fotos Acidente envolveu nove veículos e uma pessoa ficou presa às ferragens. Não há registro de mortos Jair Amaral: EM/DA Press
Acidente envolveu nove veículos e uma pessoa ficou presa às ferragens. Não há registro de mortos (foto: Jair Amaral: EM/DA Press )

'PARECIA UM TSUNAMI'

As mãos de Deus salvaram Thiago Hilário, de 35 anos, acreditam muitos que viram seu resgate ontem. Ele ficou preso num carro esmagado pela carreta que perdeu o freio no Anel Rodoviário, na manhã de ontem, no acidente que pode ser debitado na morosidade do poder público em revitalizar a via. O Corpo de Bombeiros levou cerca de uma hora para retirá-lo das ferragens. “Foi um milagre. Tivemos que abrir espaço dentro do veículo. O rapaz estava consciente. Aparentemente, não tinha nenhuma lesão que pudesse ser mais séria”, disse o tenente Tiago Costa.

O desastre causou pânico, agitação e desespero. “Nasci de novo e, depois dessa, não passo mais no Anel Rodoviário”, garantiu a estudante Rebeca Praxedes, de 31. Atordoada, ela contou que ouviu um estrondo e olhou para retrovisor: “Consegui desviar (o carro) um pouco para a esquerda. Vi todo mundo passando e, graças a Deus, o meu veículo foi o que menos estragou. Saí correndo e não quis nem olhar”.

A estudante, que mora no Buritis, bairro vizinho ao local do acidente, telefonou para o pai, o militar Paulo, de 57. Quando viu o tamanho do estrago, o homem agradeceu a Deus pela vida da filha: “É um alívio ver que ela está bem”. As vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes da Via-040, concessionária de um trecho do Anel.

“Parecia um tsunami vindo por trás. Vi aquela fumaça levantando e, naquele momento, saí para a marginal. Aí o caminhão bateu e, graças a Deus, a gente teve esse livramento. Jesus jogou a gente pra cá”, acredita Fábio Augusto da Costa, de 33, que dirigia um Corolla com mais três pessoas. O carro dele foi jogado para a marginal com a batida.

Relatos como o do tenente que salvou Thiago, o de Rebeca e o de Fábio mostram o drama de quem esteve ontem na mira do caminhão desgovernado. O motorista do caminhão que causou a batida, que não teve a identidade divulgada, precisou ser retirado do local, pois algumas pessoas queriam linchá-lo.

O supervisor de hidráulica Ivanésio Araújo, de 53, percebeu o motorista do caminhão, atormentado, tentando deixar o local. “Cobrei mais responsabilidade, porque um veículo desse não pode descer em alta velocidade. Eu e meu sobrinho sobrevivemos por milagre”, afirmou o dono de uma Saveiro que ficou completamente destruída.

A batida ocorreu por volta das 8h15 e, segundo o tenente Pedro Barreiros, da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o motorista do caminhão alegou que transitava com a segunda marcha engrenada e um alto giro do motor. “Quando ele foi passar a terceira, (a marcha) não encaixou e o veículo pesado ficou em ponto morto. Então, o freio acabou não dando conta de segurar, conforme a versão passada pelo motorista”, disse o comandante do policiamento do Anel Rodoviário.

É comum filas de carros no local por causa do afunilamento de pistas. “Temos um trecho de estrangulamento, de três para duas faixas, e isso causa congestionamento. Conseguimos controlar os acidentes do Betânia, que atualmente são poucos. Mas, quando acontecem com veículos pesados, normalmente são graves”, diz o tenente.

O trânsito teve que ser fechado até às 10h20 nos dois sentidos para atendimento, o que provocou uma longa fila no Anel.

A estudante de engenharia Rebeca Praxedes ficou muito assustada com a batida quando viu o caminhão atingir um carro ao lado do seu. Seu pai, Paulo Praxedes, correu para o local e ficou aliviado ao saber que estava tudo bem com a filha(foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)
A estudante de engenharia Rebeca Praxedes ficou muito assustada com a batida quando viu o caminhão atingir um carro ao lado do seu. Seu pai, Paulo Praxedes, correu para o local e ficou aliviado ao saber que estava tudo bem com a filha (foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)


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