No Dia Nacional de Combate ao Bullying, instituições de ensino de Belo Horizonte realizaram atividades pedagógica visando a discussão do tema entre educadores e alunos, visando a conscientização e mudança de atitudes diante desse fenômeno social. Nos colégios Loyola e Magnum, a proposta de reflexão sobre o tema foi apresentada em aulas específicas e ações lúdicas.
A psicóloga Isabel Santana Brochado, coordenadora do Núcleo de Educação para a Paz do Colégio Loyola, destacou que o bullying um fenômeno social caracterizado por ações preconcebidas de intimidação, pautadas em agressividade que pode se manifestar de forma verbal, física ou psicológica. “A ação transgressora é praticada de forma contínua, por um indivíduo ou por um grupo de pessoas, sobre uma vítima predeterminada, em um contexto de relação desigual de poder”, explicou.
E, como iniciativas para conscientizar seus alunos, no Loyola houve distribuição de cartilhas explicativas e botons, e até uma “vacina” contra o bullying para os estudantes mais jovens. O principal alvo das ações, foram crianças de 10 aos 14 anos, já que pesquisas apontam essa faixa etária como a idade com maior índice de abusos do tipo. As atividades foram apenas uma arrancada para a abordagem do tema que seguirá ao longo do ano letivo.
Já o Colégio Magnum desenvolveu a “Semana do bem contra o bullying” e, por meio, de vídeos, jogos cooperativos e oficinas, tentou conscientizar os alunos sobre o impacto dessas ações nos colegas. De acordo com Carolina Chagas Fontana, Coordenadora de Formação do 4º e 5º anos do ensino fundamental da escola, os estudantes foram incentivados a promover atitudes como a inclusão e a gentileza. "O bem precisa começar dentro de nós, e cada ação sempre gera no outro um sentimento, portanto, os alunos foram convidados a entender que um gesto bom gera um sentimento bom, o que leva a um ambiente de harmonia e respeito”, pontua a coordenadora.
Já o Colégio Magnum desenvolveu a “Semana do bem contra o bullying” e, por meio, de vídeos, jogos cooperativos e oficinas, para conscientizar os alunos sobre o impacto dessas ações na comunidade escolar. De acordo com Carolina Chagas Fontana, Coordenadora de Formação do 4º e 5º anos do ensino fundamental da escola, os estudantes foram incentivados a promover atitudes como a inclusão e a gentileza.
"O bem precisa começar dentro de nós, e cada ação sempre gera no outro um sentimento, portanto, os alunos foram convidados a entender que um gesto bom gera um sentimento bom, o que leva a um ambiente de harmonia e respeito”, pontua a coordenadora.
A psicóloga Isabel Santana Brochado, coordenadora do Núcleo de Educação para a Paz do Colégio Loyola, destacou que o bullying um fenômeno social caracterizado por ações preconcebidas de intimidação, pautadas em agressividade que pode se manifestar de forma verbal, física ou psicológica. “A ação transgressora é praticada de forma contínua, por um indivíduo ou por um grupo de pessoas, sobre uma vítima predeterminada, em um contexto de relação desigual de poder”, explicou.
E, como iniciativas para conscientizar seus alunos, no Loyola houve distribuição de cartilhas explicativas e botons, e até uma “vacina” contra o bullying para os estudantes mais jovens. O principal alvo das ações, foram crianças de 10 aos 14 anos, já que pesquisas apontam essa faixa etária como a idade com maior índice de abusos do tipo. As atividades foram apenas uma arrancada para a abordagem do tema que seguirá ao longo do ano letivo.
Já o Colégio Magnum desenvolveu a “Semana do bem contra o bullying” e, por meio, de vídeos, jogos cooperativos e oficinas, tentou conscientizar os alunos sobre o impacto dessas ações nos colegas. De acordo com Carolina Chagas Fontana, Coordenadora de Formação do 4º e 5º anos do ensino fundamental da escola, os estudantes foram incentivados a promover atitudes como a inclusão e a gentileza. "O bem precisa começar dentro de nós, e cada ação sempre gera no outro um sentimento, portanto, os alunos foram convidados a entender que um gesto bom gera um sentimento bom, o que leva a um ambiente de harmonia e respeito”, pontua a coordenadora.
Já o Colégio Magnum desenvolveu a “Semana do bem contra o bullying” e, por meio, de vídeos, jogos cooperativos e oficinas, para conscientizar os alunos sobre o impacto dessas ações na comunidade escolar. De acordo com Carolina Chagas Fontana, Coordenadora de Formação do 4º e 5º anos do ensino fundamental da escola, os estudantes foram incentivados a promover atitudes como a inclusão e a gentileza.
"O bem precisa começar dentro de nós, e cada ação sempre gera no outro um sentimento, portanto, os alunos foram convidados a entender que um gesto bom gera um sentimento bom, o que leva a um ambiente de harmonia e respeito”, pontua a coordenadora.