O caso ocorreu por volta das 6h30 no Bairro São Roque. Segundo a PM da cidade, um homem de 60 anos e a esposa dele, de 57, estavam saindo do imóvel de carro quando foram surpreendidos por Lucas Lopes Duarte, armado com um revólver calibre 32.
O homem contou que o assaltante mandou ele parar o carro, anunciou o assalto e tomou o controle do portão. Eles foram levados para dentro de casa, onde a mulher entregou R$ 295 em dinheiro a Lucas, mas, segundo as vítimas, ele disse que queria mais dinheiro, e que sabia que havia mais no imóvel. O homem também pretendia levar o carro, segundo a polícia.
Conforme a PM, o dono do casa aproveitou um momento de distração do assaltante e segurou a mão dele. Os dois entraram em luta corporal e a esposa da vítima interveio, segurando Lucas pelo pescoço.
O filho das vítimas, que tem 31 anos, acordou e também confrontou o criminoso. Na confusão, eles conseguiram pegar a arma do assaltante e ocorreram dois disparos, que atingiram a perna direita e o tórax de Lucas. Segundo a PM, o casal alega que os disparos foram acidentais.
O Corpo de Bombeiros foi chamado e os militares acionaram a PM. Lucas foi encontrado com os pés amarrados. O assaltante, que segundo a Polícia Militar tem passagem por porte ilegal de arma de fogo, foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de onde foi transferido para o Hospital Santa Mônica e ficou internado sob escolta.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, Lucas está no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital, sob escolta. Ele não corre risco de morrer. O delegado de plantão de Divinópolis, Gideilson Almeida, ratificou o flagrante por roubo. Ainda segundo a corporação, as vítimas do assalto foram ouvidas e liberadas, pois o delegado considerou que o caso foi de legítima defesa. Eles passaram por exame de corpo de delito e receberam atendimento médico. .