Hoje, com as sedes distintas do batalhão e da Companhia Tático Móvel, uma no Bairro São João Batista e a outra no Parque São Pedro, respectivamente, a PM gasta até 12 minutos para chegar no ponto mais longe da região.
Com a mudança e alocação das unidades em um terreno que dá fundos para a Rua Padre Pedro Pinto e a 50 metros da Avenida Vilarinho, a expectativa é que os policiais não gastem mais do que nove minutos para alcançar o ponto mais distante na Região de Venda Nova em uma ocorrência.
“Essa mudança vai nos permitir reduzir o efetivo da administração e colocar mais policiais na rua. Além disso, estaremos em uma área que é uma de nossas manchas criminais, com destaque para os crimes de roubo”, diz o militar.
O novo imóvel será cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte para a PM, em troca de treinamento e a estrutura necessária para que a Guarda Municipal se aprimore no uso de armas de fogo. Ontem, foi assinado um convênio de intenções entre o prefeito Alexandre Kalil e o comandante-geral da PM, coronel Helbert Figueiró. Na próxima semana está prevista a assinatura do próprio termo de cessão, que vai efetivar a troca.
A partir do segundo termo, o tenente-coronel Freitas espera concluir, em três meses, a reforma da atual estrutura existente, ao custo de R$ 200 mil, para abrigar a sede do batalhão e a Companhia Tático Móvel. Até o primeiro trimestre de 2018, a intenção é finalizar uma nova construção, que também vai garantir a migração de endereço da 15ª Companhia do 49º Batalhão..