A Polícia Civil apresentou na manhã desta terça-feira 10 pessoas suspeitas de fazerem parte de uma quadrilha de tráfico de drogas que atua em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. Entre os presos está Israel Efraim Gomes, de 31 anos, que seria o chefe da quadrilha.
Segundo a polícia, as investigações começaram no ano passado e culminaram na Operação Dark, realizada em 30 de março. A quadrilha é investigada pelo arranjo, depósito, venda e distribuição de drogas na região dos aglomerados Vila Joana Darc, Maldonado, Olaria, Marieta e Vila da Paz, e também por envolvimento em pelo menos cinco homicídios. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 12 de prisão e trêsde busca e apreensão de menores na divisa de área entre o Barreiro, em Belo Horizonte, e o Bairro Industrial, em Contagem.
A polícia recolheu uma pistola 9mm, um carregador para pistola com capacidade para 30 munições e 15 cartuchos 9mm. Um veículo Toyota/Corolla, uma motocicleta Yamaha/XT 600r, sete celulares, dois notebooks, uma bucha de maconha e um vaso com pé de maconha plantado também foram apreendidos.
O delegado Felipe Falles, responsável pelas investigações, enfatizou a alta periculosidade da organização criminosa e destacou a prioridade em executar o trabalho pela letalidade das ações dos alvos identificados e presos no território. “Durante as investigações preliminares, que antecederam a ação policial no território, cinco homicídios consumados foram praticados por integrantes desse grupo criminoso”, mencionou.
Já o chefe do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), Wagner Pinto, ressaltou o trabalho da equipe. “Essa operação foi de extrema relevância porque desmantelou uma grande operação criminosa, culminando, inclusive, com a prisão do líder da quadrilha (Israel)”, frisou.