Pessoas que não tem disponibilidade para procurarem as unidades no horário da vacinação têm até a próxima quinta-feira, 13 de abril, para se dirigir até um dos postos extras montados, que estão funcionando com horário de atendimento ampliado. A partir do dia 17 de abril tem início a campanha de vacinação contra a Influenza e as equipes de Imunização serão destinadas a esta ação.
Postos extras, com horário ampliado para vacinação de febre amarela:
A PBH, por meio da Secretaria Municipal de Saúde fez também busca ativa por moradores que não estavam com o cartão de vacinação em dia e intensificou ações de zoonoses para combater o Aedes aegypti, que no meio urbano é transmissor da Febre Amarela. A vacina contra a Febre Amarela faz parte do calendário nacional de vacinação e está disponível durante todo o ano nos centros de saúde da capital.
No caso do Serviço de Atenção ao Viajante, após o dia 13 de abril, a unidade voltará a vacinar exclusivamente os viajantes que estiverem com o cartão desatualizado e necessitarem do certificado internacional de vacinação. Os demais usuários devem procurar algum Centro de Saúde para receber a vacina.
Os pacientes, além de três pessoas do interior que também deram entrada em unidades da capital com sintomas da doença, foram internados no Hospital do Barreiro. Dos nove, oito evoluíram bem, enquanto um homem de Itueta, no Vale do Rio Doce, morreu. A cidade não registrou casos da doença contraídos na capital.
A PBH mantém o monitoramento de morte de primatas, que é uma medida sentinela na prevenção e controle da febre amarela. Até a presente data, 11 resultados deram negativo para a doença em macacos encontrados mortos na capital. Três resultados deram positivos (Regionais Venda Nova, Centro-Sul e Oeste) e 23 análises permanecem pendentes..