A diretora da escola, Jussara de Oliveira, confirmou que apesar do feriadão, nesta quarta as aulas serão retomadas e, posteriormente será realizado um esquema de reposição do conteúdo perdido. De acordo com ela, na tarde desta terça-feira, um convênio foi assinado para a construção do novo prédio escolar, entre a prefeita Wilma Pereira (PP), o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG) , Hércules Macedo, e a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, Landielene Gomes Ferreira.
Com o acordo, o governo estadual vai repassar R$ 3,7 milhões para a administração municipal, que vai se encarregar de executar o projeto do novo prédio escolar, que já está concluído. “O terreno já foi adquirido em 2013 e agora nossa expectativa é de que no final do próximo anos os estudantes possam ser transferidos para a nova unidade”, disse a diretora.
Porém, estudantes do turno da manhã da instituição estadual, com idades de 10 a 14 anos, do 7º ao 9º ano, e da tarde, de 6 a 10 anos, do 1º ao 6º anos, estão abrigados em nove salas que funcionam na casa paroquial da Igreja Matriz de Santa Bárbara do Leste. Como o espaço não é suficiente para abrigar a demanda de alunos por matéria, foram alugados mais quatro salas, em áreas comerciais. Dependendo do quadro de horário e aula, as crianças têm que transitar pelas ruas da cidade para trocar de salas.
A administradora Karina Teixeira, de 43 anos, mãe de aluno e uma das lideranças do movimento grevista, comemorou a assinatura do convênio. “O acordo foi recebido com festa na cidade.