Inaugurada nesta quarta-feira a exposição “Empresta-me Teus Olhos?”, mostra de 60 obras, entre desenhos, pinturas, cerâmicas e uma instalação, produzidas por pacientes dos Centros de Convivência de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O acervo já pode ser conferido no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde permanece até o dia 29 de maio.
As imagens, retratos e reflexos côncavos ou convexos têm várias leituras e dependem, fundamentalmente, da significação de quem os enxerga. Para os criadores, a proposta é apresentar à cidade um novo retrato da loucura que não é mais o da exclusão, mas sim o das luzes e cores, onde a patologia dá lugar à cidadania, onde a razão, frente à loucura, se re-trata.
A ideia da exposição é que o retrato seja pensado como registro, identidade, modelo, reflexo, espelho, reconhecimento, representação ou revelação. A mostra integra o Projeto Arte e Loucura no Circuito Liberdade, parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Circuito Liberdade, que se dedica a mostrar histórias que marcaram a reforma psiquiátrica, que entre outras medidas, deu fim aos hospitais psiquiátricos.
As peças dos centros de convivênciaserão expostas também no Espaço do Conhecimento UFMG; Museu das Minas e do Metal; Memorial Minas Gerais Vale; Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa; IEPHA e Museu Mineiro.