Uma chuva rápida surpreendeu belo-horizontinos nessa quarta-feira (12) à tarde e a previsão de mais pancadas pelo menos até amanhã na capital. O temporal, acompanhado de ventos fortes, foi resultado do aumento de áreas de instabilidade, diante da combinação do calor e alta umidade relativa do ar. Esse fenômeno favorece a formação de nuvens e, consequentemente, a ocorrência de chuva.
De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover até amanhã, mas o sábado e domingo prometem ser de sol e altas temperaturas em Belo Horizonte.
Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de BH, o maior volume de chuva na capital foi registrado na Região Centro-Sul (33mm). Os ventos ficaram em torno de 50 quilômetros por hora. Para amanhã, a previsão é de mais pancadas isoladas na cidade, com o tempo ainda abafado, mas com temperatura um pouco mais baixa do que hoje: máxima de 26°C e mínima de 17°C.
INTERIOR De acordo com Claudemir de Azevedo, outras regiões de Minas também tiveram registro de chuva nessa quarta-feira (12), especialmente o Sul de Minas, onde há previsão para esta quainta-feirae de pancadas fortes e rajadas de ventos, e também na Zona da Mata, triângulo Mineiro e nas regiões Central e Oeste. Pode chover hoje também no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.