Integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) ocupam na manhã desta terça-feira a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Belo Horizonte. De acordo com as informações dos organizadores cerca de 1.500 pessoas estão no local desde o início da manhã.
Leia Mais
MST realiza protesto em rodovias de Minas por Reforma AgráriaIntegrantes do MST protestam no complexo da Vale em Catas AltasIntegrantes do MST fazem manifestação na porta do prédio da Vale, na SavassiBrasil é notificado por ação de despejo contra MST no Sul de MinasApós 50 horas, PM cumpre ação de reintegração de posse em Campo do Meio Campo do Meio: 'Pode ter momento de tensão que tenha necessidade da progressão de força', diz PM Médicos de atendimento especializado fazem paralisação em ContagemÊnio Bohnenberger, um dos diretores nacionais do MST e responsável estadual pelo movimento, relatou que não há prazo para que os ocupantes deixem a sede o Incra. A intenção, segundo ele, “é chamar a atenção dos governos federal e estaduais para o destravamento das pautas sobre a reforma agrária”.
Ainda de acordo com o diretor-estadual do MST, durante a semana a tendência é que os atos se espalhem por BH. “Amanhã a gente pretende ir para a Cidade Administrativa e no restante da semana devemos ir até a sede do Ministério Público, além de ocupar as praças da cidade,” contou.
Uma reunião pré-agendada com o governador do estado Fernando Pimentel para a próxima quinta-feira deve dar início às negociações de um possível destravamento das pautas congeladas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Viaturas da Polícia Militar acompanham o ato de ocupação na sede do Incra, que ocorre de maneira pacífica. Um vídeo em rede social mostra o momento em que os ativistas do MST ocuparam a sede do Instituto, na Região Centro-Sul (veja abaixo)
Nesta segunda-feira, os focos de manifestações do MST foram as rodovias. Em Minas Gerais, durante a manhã, foram registrados cinco pontos que tiveram o trânsito interditado, devido aos protestos por Reforma Agrária.