A GRIPE
Causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório, a gripe pode trazer às pessoas contaminadas febre alta, dor de cabeça, prostração, espirro, coriza e tosse. A doença pode ser causada pelos vírus Influenza A, B e C. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os vírus A e B apresentam maior importância clínica, devido aos altos indíces de diagnóstico da doença nas duas origens.
O agravamento da doença pode levar o paciente a complicações graves e até a morte, se não for tratada em tempo hábil, principalmente pelos indivíduos que se enquadram nos quadros dr prioridades: crianças menores de cinco anos, gestantes, maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmíssiveis e em condições clínicas especiais.
A transmissão da gripe pode ocorrer por secreção e por inalação de partículas de saliva infectada, o que é comuito comum em escolas, creches, ambientes fechados, meios de transporte coletivo e ambientes domiciliares. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estimam que a influenza acometa de 5 a 10% dos adultos de 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e cerca de 500.000 mil mortes.
O outono, estação que atua sobre o Brasil, é uma época onde os vírus da gripe são mais frequentes, devido às quedas de temperaturas principalmente nas Regiões Sul e Sudeste do país. Como prevenção, a Secretaria Estadual de Saúde recomenda mudança de hábitos como lavar as mãos com frequência e o antebraço após espirrar ou tossir.