Os agentes terão um helicóptero, 31 radares e 150 bafômetros para combater as principais infrações causadoras de acidentes nas estradas: ultrapassagem proibida, excesso de velocidade e embriaguez ao volante. O reforço também vai atuar dessa mesma forma no feriado do Dia do Trabalho, comemorado na semana seguinte, no dia 1º de maio.
Motoristas devem redobrar a atenção na saída e na chegada do feriadão, pois a circulação de cargas excedentes está liberada, pelo menos até nova decisão judicial. Na semana santa, a Justiça Federal concedeu liminar para a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) que derrubou a restrição para todos aqueles veículos pesados que necessitam de autorização especial de tráfego (caso de alguns bitrens, rodotrens, treminhões, veículos com cargas excedentes) e também as cegonheiras carregadas. Isso significa que eles poderão dividir espaço com os demais veículos normalmente nos horários de pico do feriado.
Na semana santa, foram 7.014 imagens geradas de motoristas acima da velocidade e 765 multas aplicadas por ultrapassagens proibidas. Outras 72 pessoas foram autuadas por beber e dirigir, sendo que 12 delas acabaram presas por exceder o limite de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões..