A Delegacia de Polícia Federal em Governador Valadares deflagrou na terça-feira a operação denominada “Paulistas”, para conter o desvio de recursos públicos federais que seriam usados na construção e recuperação de pontes em Paulistas, no Vale do Rio Doce.
mandados Os policiais devem cumprir oito de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva que foram expedidos pelo Juízo Federal da Subseção Judiciária de Governador Valadares.
As ordens judiciais serão cumpridas nos municípios de Peçanha, Guanhães, Mesquita, Paulistas e Governador Valadares, situados na Região do Vale do Rio Doce.
De acordo com informações da Polícia Federal foram instaurados inquéritos policial e civil público para apurar crimes relacionados à fraudes, licitação e desvio de recursos públicas federais firmados no termo de compromisso ajuizado entre a prefeitura de Paulistas e o Ministério da Integração Nacional. O valor aproximado que teria sido desviado é R$4,5 milhões.
O modo de operação do esquema criminoso, segundo a PF, consistia no uso de empresas fantasmas e uso de sócios-laranjas que serviam aos interesses dos mentores do esquema, fazendo uma ponte entre o município e os reais destinatários dos recursos desviados.
Caso sejam condenados, os envolvidos podem cumprir pena de 25 anos de prisão.