Policiamento é reforçado na Via 240 após morte de motorista de ônibus em assalto

Uma operação foi montada na manhã deste sábado no Bairro Ribeiro de Abreu, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Um foragido da Justiça acabou preso

João Henrique do Vale

Militares fizeram uma blitz próximo ao Bairro Ribeiro de Abreu - Foto: Polícia Militar / Divulgação


O policiamento foi reforçado na manhã deste sábado na Via 240, onde o motorista Elias Pereira, de 33 anos, foi assassinado durante um assalto nessa sexta-feira. O crime aconteceu próximo ao Bairro Ribeiro de Abreu, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Três adolescentes suspeitos do crime foram detidos por populares da ocupação Novo Lajedo e entregues para a PM.

De acordo com a Polícia Militar (PM), foi criada uma operação, chamada de Prepaco, para “proporcionar maior sensação de segurança aos motoristas, cobradores e passageiros dos ônibus coletivos”. Em poucos minutos da ação, um homem, Leonardo Antônio dos Anjos Oliveira, que estava com um mandado de prisão em aberto, foi preso. O foragido estava dentro de um ônibus que foi abordado pelos policiais. Segundo a PM, ele já possuía 11 passagens por tráfico de drogas, duas por roubo e uma por homicídio.

De acordo com o Aspirante Max Xavier Martins, do 13ºBatalhão da PM, as ações devem continuar durante os próximos dias. “Provavelmente será repetida em pontos e horários diferentes na via. Será uma ação pontual.
A gente já realizava a operação”, comentou. O aspirante informou que outros roubos já foram registrados na região. “Não ocorrem assaltos com características repetitivas, mas acontecem roubos as passageiros de coletivos. O caso de ontem (sexta-feira) foi exceção”, disse. Segundo ele, levantamentos são realizados para tentar encontrar dois suspeitos do assassinato.

O assassinato do motorista aconteceu dentro do ônibus da linha 4155 (Bairro Imperial / Terminal São Gabriel). O veículo deixou a Estação São Gabriel com vários passageiros, inclusive crianças. Quando estava na Via 240, cerca de cinco homens, a maioria adolescentes, entraram no veículo. Três pularam a roleta e os outros ficaram na parte da frente.

O motorista andou por aproximadamente três quilômetros quando os criminosos anunciaram o assalto. Três dos suspeitos começaram a fazer um arrastão e a recolher pertences pessoais dos passageiros. Testemunhas contaram que um dos homens foi em direção ao condutor e atirou contra ele. O veículo ficou desgovernado e atravessou o canteiro central. A técnica de enfermagem M.
de 48 anos, muito assustada, disse que a situação podia ficar ainda pior. "Quando passou pela canteiro balançou parecendo que iria tombar" comentou.

Os criminosos utilizaram uma arma artesanal para cometer o crime. Ela tem capacidade para apenas um disparo de calibre 28. Depois de atingirem o motorista à queima-roupa, os assaltantes puxaram o volante e conseguiram desviar o ônibus que iria cair em um córrego. Eles fugiram a pé. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Por causa do crime, vários motoristas assustados voltaram na contramão na MG-020.



Depois do crime, os suspeitos fugiram e entraram na ocupação Novo Lajedo. Lá, moradores do local ficaram indignados e conseguiram deter três adolescentes que teriam participação no assassinato. Os menores foram levados e entregues à polícia. Outros dois homens ainda estão sendo procurados.


Com o impacto do acidente após o motorista ser baleado, alguns passageiros tiveram ferimentos leves e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O número de vítimas não foi informado.

.