Asilo afasta funcionária denunciada por maus-tratos a idosa; veja vídeo

Vizinho da casa de repouso divulgou um vídeo no Facebook em que a cuidadora grita no ouvido de uma mulher em uma cadeira de rodas

Guilherme Paranaiba

O dono de um asilo particular no Bairro Camargos, Região Oeste de Belo Horizonte, afastou a técnica em enfermagem Gisele dos Santos, de 34 anos, denunciada por um vizinho por maus-tratos na unidade e deve desligar a cuidadora da casa de repouso.
A Delegacia de Proteção ao Idoso vai investigar o caso.

A denúncia foi feita na página de um vizinho do Recanto Conviver no Facebook, onde ele mostra em vídeo um episódio em que a funcionária grita no ouvido de uma idosa de 69 anos pedindo para ela parar de falar. A mulher está sentada em uma cadeira de rodas quando a funcionária grita em seu ouvido. Segundo o denunciante, ela teria ameaçado deixar a mulher passando frio do lado de fora da casa.

De acordo com Leonardo Mendes de Almeida, que é o dono do asilo, a denúncia motivou a presença da Polícia Militar no local, que levou ele, o vizinho e a funcionária para prestarem depoimento na Polícia Civil, em uma delegacia na Região do Barreiro, na noite dessa segunda. Um boletim de ocorrência por maus-tratos foi registrado pela PM.

O responsável pela publicação no Facebook relatou que os pais dele já haviam presenciado pequenos maus-tratos e avisaram Leonardo, que prometeu tomar medidas, de acordo com o relato no Facebook. Porém, Leonardo disse que apenas tinha recebido reclamações de barulho alto no período noturno, que vai das 20h às 8h, mas nada relacionado a maus-tratos.

“O que estamos aguardando agora é apuração desse caso para que, se realmente for constatado uma agressão, ela seja punida de acordo com a lei e sofra as consequências.
É isso que a casa espera”, diz Leonardo. Ele disse que viu o vídeo e concordou que houve abuso. Por isso, diz que já afastou a funcionária e que muito provavelmente ela será demitida.

Além disso, Leonardo também explicou que ela estava trabalhando na casa de repouso há quatro anos, mas que nunca tinha tido nenhum problema nem com os idosos, familiares ou demais funcionários. A casa recebe normalmente 18 pacientes.

Outro lado

Gisele dos Santos conversou com a reportagem do em.com.br e negou qualquer ato de maus-tratos contra a idosa. "Tem quatro anos que eu trabalho na empresa e todos gostam de mim. Eu não fiz nada que pudesse prejudicar a idosa. Existe uma recomendação médica para tirar ela de perto dos outros quando fica agitada. O que eu fiz foi pedir que ela se acalmasse, só pedi para que ela não ficasse gritando e que levaria ela de volta para casa quando estivesse mais calma", diz Gisele.

Ela confirmou que viu o vídeo, mas mesmo assim disse que não agiu com brutalidade. A técnica em enfermagem disse também que está sendo perseguida por conta do barulho, que é comum no asilo e incomoda os vizinhos.

Funcionária teria ameaçado deixar idosa (foto) no frio e gritou em seu ouvido pedindo que ela ficasse calada - Foto: Reprodução/Facebook.