De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado por volta de 4h, quando equipes de vigilância da universidade denunciaram o incidente. Inicialmente, as chamas foram contidas pela equipe de brigadistas civis da instituição, que acionaram os bombeiros militares para finalização dos trabalhos de rescaldo das chamas.
O chefe da equipe de brigadistas da UFV, José Souza, afirmou que as imagens das câmeras de segurança flagraram dois homens invadindo o local com um sacola contendo produtos líquidos e dois pés de cabra, que poderiam ser usados para arrombamento dos caixas.
Segundo o relato de Souza, o fogo começou a se alastrar pela agência após um dos homens despejar um liquido inflamável sobre o chão. Dois caixas ficaram danificados, assim como parte da recepção da agência. Os suspeitos de praticarem a ação criminosa fugiram do local.
A UFV, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou que os brigadistas iniciaram o combate às chamas depois do relato da equipe de vigilância. As causas do incêndio, no entanto, são desconhecidas pela administração da instituição.
.