A família de gorilas do zoológico de Belo Horizonte não para de crescer. A primata Imbi, da espécie Gorilla gorilla gorila, teve o seu segundo filhote, justamente no mês em que é comemorado o Dia das Mães. O nascimento, na segunda-feira, foi comemorado pelos veterinários e tratadores. Esse é o terceiro filhote de gorila de planície ocidental a nascer em um zoológico da América Latina.
Leia Mais
Gorila Lou Lou, do Zoológico de Belo Horizonte, tem aborto espontâneo Gorilas do Zoo de BH estão grávidas de novoTeste dá positivo e família de gorilas do Zoológico de BH pode aumentarGorilinha Sawidi faz aniversário e aparece para visitantes no Zoológico de BH; veja fotos Filhote de gorila surpreende e já passeia nas costas da mãe no zoo de BHCampanha vai escolher o nome do novo bebê gorila nascido no zoo de BHPróxima missão do zoo de BH é encontrar uma nova casa para gorilasGorila Ayo completa um ano e faz a festa da criançada no zoológico de BHDepois de três meses, Zoológico de BH retoma funcionamento normal de terça a domingoGrande BH terá clima seco e céu parcialmente nublado nesta quarta-feiraEnquanto bota-foras clandestinos avançam, despenca a média de multas aplicadasO pai dos filhotes é Leon, que chegou à fundação em 2013, com Lou Lou. Eles se juntaram a Imbi, que já estava no zoológico de BH desde 2011. Esse grupo cresceu em 2014, quase dobrando o número de gorilas. Atualmente, há 965 gorilas sob os cuidados humanos no mundo.
Em 2014, Lou Lou deu à luz Sawidi, o primeiro gorila nascido na América do Sul. No mês seguinte, Imbi teve Jahari, nome de origem africana que significa “forte e poderoso”. Os dois nomes foram escolhidos com a ajuda do público, por meio de votação pela internet. A formação desse grupo reprodutivo já estava no planejamento da Fundação Zoo-Botânica, que se preparou conforme as diretrizes internacionais traçadas pelo Projeto Gorilas. A meta inicial do projeto era proporcionar a formação de um grupo reprodutivo, tendo como macho dominante o gorila Idi Amin, que viveu no Zoo de 1975 a 2012.
RB
.