O programa é voltado para a prática docente e oferece um conjunto de estratégias para que professores possam ensinar a matéria de forma dinâmica e interessante para diferentes alunos. Segundo Flávia Britto, coordenadora do programa no UniBH, professores de matemática de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte foram indicados e se inscreveram para participar do programa, que é gratuito e terá a duração de 18 meses.
“Neste projeto, os professores voltam a ser alunos e terão acesso a um material didático e metodologias validadas pela Universidade de Stanford, referência mundial na formação de professores”, explica Flávia. Ela ressalta ainda que o objetivo principal é conectar teoria e prática nas aulas de matemática. “Queremos que os alunos tenham maior interação com a disciplina e, consequentemente, mais facilidade no aprendizado”, acrescenta.
A iniciativa faz parte de um projeto-piloto inspirado no Programa de Formação de Professores de Stanford (Step), adotado nos Estados Unidos há aproximadamente 15 anos, implantado em universidades europeias e asiáticas, e que agora está sendo implementado em várias instituições do Brasil, entre elas o UniBH, em Minas Gerais, e a Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo..