A chikungunya tem sintomas parecidos com os da dengue, como febre, dor de cabeça, manchas no corpo e indisposição. Mas a característica principal é a dor forte nas articulações, por tempo prolongado.
A doença é a que mais preocupa as autoridades de saúde mineiras no momento. Minas Gerais já registrou mais de 13,3 mil casos prováveis da doença.
Dengue
Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti estão em baixa. Neste ano, foram confirmados 474 casos de dengue em Belo Horizonte. Outros 1.580 ainda aguardam resultado de exames. Já foram descartados 4.444 casos. Também foram notificados 78 casos de zika. Desses, 58 são de residentes da capital e 20 de outros municípios. Dos casos de moradores da capital, 34 foram investigados e descartados os outros 15 casos continuam em investigação.
Mobilização
Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar atividades de conscientização, abordagem informativa e panfletagem em locais públicos. Também vão ocorrer palestras em empresas, dinâmicas e vídeos em escolas, com objetivo de orientar os moradores sobre os riscos das doenças transmitidas pelo Aedes aegpti.
Na próxima terça-feira, as ações vão acontecer na Escola Municipal Luiz Gate, no Conjunto Ademar Maldonado, na Região do Barreiro, e na Global Cod, na Avenida Raja Gabaglia, no Bairro São Bento, Região Centro-Sul de BH.