A Polícia Civil lança nesta quinta-feira, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, uma cartilha com informações sobre tipos de violência contra esse público. O objetivo da publicação é deixar pais e responsáveis alertas para sinais que podem indicar algum tipo de abuso e motivar denúncias contra as agressões.
Leia Mais
Denúncia de abusos em Alfenas expõe onda de crimes contra adolescentes na cidade 'Passava a mão na gente', diz modelo que acusa de abuso dono de agênciaMãe e parceiro são presos suspeitos de abuso sexual de menina de 11 anos Homem é detido suspeito de abusar de nove meninas em piscina de clube Centro Integrado de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente será instalado em BHMãe confessa que presenciava e autorizava companheiro a estuprar filha de 4 anos Associação Querubins abre estúdio de música para crianças da Vila Acaba MundoParque Municipal recebe evento contra violência sexual infantilBriga em escola termina com arma apreendida no Sul de MinasUniBH oferece serviços gratuitos à comunidade neste sábadoAdolescente de 14 anos é estuprada e pai é baleado ao tentar defender a filha em MinasBH tem sensação térmica de 7 graus e frio deve permanecer até domingoA cartilha traz ainda endereços importantes, como o da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, em Belo Horizonte, que é a referência na capital mineira para receber as denúncias. A unidade vai distribuir o material para o público de BH, mas ele também está disponível no site www.pc.mg.gov.br. No interior, qualquer delegacia está preparada, segundo a Polícia Civil, para receber ocorrências de violência contra crianças e adolescentes.
O endereço das unidades do Conselho Tutelar em BH também aparece na cartilha, que podem ser procurados para denunciar agressões. Em julho, a Polícia Civil promete lançar uma segunda edição da cartilha, com uma linguagem destinada ao público infantil. O objetivo é encorajar as próprias crianças a denunciarem abusos. O documento lançado hoje é voltado aos adultos.