Um grupo de cerca de 10 pessoas colocou fogo em um ônibus da linha 623 que ficou parcialmente queimado no início da tarde desta quinta-feira, no Bairro Lagoa, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte. O incêndio poderia ter consumido o veículo por inteiro se o motorista do coletivo e policiais militares, que passavam no local na hora da ação, não tivessem controlado as chamas. Neste ano, 13 veículos, contando com este, foram incendiados.
Segundo relato do motoristas à polícia, por volta das 14h ele havia parado o ônibus em um semáforo na Rua Nelson José de Almeida, quando o grupo chegou com galões de gasolina, ordenando que todos descessem do coletivo. Quando o veículo se esvaziou, os incendiários espalharam gasolina na parte da frente, compreendida antes da catraca, e atearam fogo.
De acordo com a assessoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH), no momento em que o fogo começou a alastrar, uma viatura da Polícia Militar passou pelo local e dispersou o grupo. Os militares então pararam para ajudar o motorista que tentava, sozinho, debelar as chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ao chegar no lugar a queima já havia sido controlada.
A Setra informou ainda que as partes elétrica e mecânica não foram danificadas e que dentro de quatro dias o veículo voltará a circular normalmente. Sobre a autoria e motivação do incêndio, a PM afirmou que ninguém foi preso e ainda não se sabe as razões.