O movimento Maio Amarelo, que alerta para os acidentes de trânsito e busca conscientizar motoristas em todo mundo, tem ainda várias ações programadas em Minas Gerais. Neste domingo (21) está programado pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) uma missa na Igreja de Padre Eustáquio e a semana segue com peças de teatro, blitzes educativas e ações em várias cidades.
Na quarta-feira (24), o Departamento de estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) integra uma ação de exibição de vídeos educativos com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG) e com alunos de pedagogia do uni-BH, na OAB. Blitzes educativas serão montadas na quinta-feira (25), dia em que também será promovida uma caminhada pela paz com a participação de escolas próximas ao Detran-MG e o plantio de um ipê amarelo para simbolizar a campanha.
No sábado (27), ocorrem intervenções teatrais em diversos pontos da cidade, com mensagens alusivas ao comportamento do cidadão no trânsito e distribuição de panfletos do Maio Amarelo. Em Paracatu, no Noroeste de Minas, o 45º Batalhão de Polícia Militar executa ações educativas pela prevenção de acidentes e para proporcionar um trânsito mais seguro. As campanhas atentam para que os motoristas conduzam seus veículos sempre de forma defensiva, visando evitar danos pessoais e a terceiros e também incentivar o uso do celular apenas com o veículo estacionado..