Funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte estiveram na manhã desta terça-feira no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, para uma ação de combate e bloqueio ao mosquito Aedes aegypti com a aplicação de fumacê em algumas ruas do bairro. A ação ocorre um dia após a confirmação da morte de um homem de 79 anos, que contraiu febre amarela ao viajar para uma área de incidência da doença, não informada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Foram percorridos 12 quarteirões, totalizando 130 imóveis de uma área no entorno da residência onde o idoso acometido pela febre amarela morava. O objetivo da ação é combater o mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya, que em ambientes urbanos também pode transmitir a febre amarela.
Nove servidores da área de Zoonoses da PBH participaram do trabalho, divididos em três equipes. Cerca de 15 litros de produto químico foram aplicados nas ruas e também em várias casas ao longo da rota do bloqueio. Todos os imóveis em que os moradores liberaram a entrada foram borrifados. Nesses casos, as pessoas foram orientadas a aguardar cerca de 15 minutos antes de retornarem para as casas.
O Belvedere é dividido em duas partes, sendo uma área de prédios e outra de casas. A ação da manhã de hoje focou apenas na parte das casas.