“Serão ações focalizadas”, afirmou Beato sem revelar quais estratégias poderão ser implantadas. Contudo, algumas estratégias já foram adiantadas no Hipercentro, onde a prefeitura montou, há um mês, uma força-tarefa como plano de revitalizar a área. Na segurança pública, por exemplo, houve o reforço de guardas nas praças Sete, Rodoviária e Estação.
Em pontos turísticos fora da Avenida do Contorno, como na Praça do Papa e no entorno da igrejinha São Francisco (Pampulha), o efetivo também foi reforçado. Beato convocou os jornalistas para repercutir a redução em nove dos 12 crimes violentos acompanhados pela Sesp no comparativo entre o primeiro quadrimestre de 2016 e igual período de 2017. “A queda mais notável foi nos homicídios, quase 23%. Outro delito, roubos, também registrou redução, de 13,8%”, disse.
Mas garantiu: “Vamos continuar trabalhando para oferecer o melhor por parte do poder público para a população”. Beato esteve acompanhado do comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Prates. O agente avaliou que parte da redução no número de roubos se deve a ações como o projeto Viagem Segura, implantado em fevereiro, no qual duplas de guardas viajam no interior de algumas linhas de ônibus em corredores movimentados, como Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo.
“Acompanhamos 5.758 viagens”, divulgou Prates. Ele acrescenta que, desde o início do ano, a corporação abordou 3.282 pessoas e apreendeu 28 armas de fogo. Ao todo, 52 pessoas foram presas..