A cerimônia teve como bispo ordenante o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e como bispos co-ordenantes o arcebispo de Diamantina, dom Darci Nicioli e o bispo de Cachoeiro do Itapemirim, dom Dario Campos. Muitos bispos, de vários locais do país, e sacerdotes concelebraram a missa, dentre eles, muitos religiosos da Congregação Redentorista, da qual dom Vicente faz parte.
Dom Walmor destacou, em sua homilia, que os fiéis devem olhar a igreja como servidora e que, nessa missão, dom Vicente apresenta a nobreza do coração redentorista, em comunhão com os ensinamentos do fundador da Congregação, Santo Afonso Ligori.
“Que Santo Afonso seja a sua inspiração e que sejam muitas as alegrias de seu coração”. Dom Walmor também falou sobre a missão de dom Vicente na Arquidiocese de Belo Horizonte, à frente do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária: “Temos consciência de nosso desafio enorme, em muitas direções, principalmente com relação às vilas e favelas. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, temos mais de 500 mil pessoas que moram em vilas e favelas e precisamos estar presentes em todas elas. Queremos enfrentar este desafio com o trabalho bonito do Vicariato Episcopal para ação missionária, que terá a responsabilidade de condução de dom Vicente”.
Após o rito da ordenação, dom Vicente abençoou fiéis e recebeu o abraço dos pais. Emocionado, o bispo agradeceu familiares, amigos e todos os fiéis: “se hoje eu pude ser convidado para vestir estas vestes de um bispo, é porque desde sempre foram costurados, em meu coração, por minha família, os valores de Deus”.
Destacando o seu lema episcopal “A caridade jamais se acabará” o novo bispo disse que quer construir não projetos para os pobres, mas construir projetos com os mais pobres, com os que mais precisam: “estou muito feliz, sei da responsabilidade do trabalho, mas, ao mesmo tempo, reconheço que Deus vai nos conduzindo. No dia de hoje, o coração fica cheio de coisas boas e peço que todos vocês rezem por mim”.
Dom Vicente nasceu em Alegre (ES), em 21 de outubro de 1970. É graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com estágio pós-doutoral em Teologia, na FAJE, é formador dos estudantes Redentoristas de Teologia, em Belo Horizonte e autor de várias obras. Pertence à Sociedade de Estudos Psicanalistas de Juiz de Fora (MG).
Fez sua profissão religiosa na Congregação Redentorista, Província do Rio de Janeiro, em 1992. Foi ordenado presbítero em 1996. Com 25 anos de vida religiosa, monsenhor Vicente tem 46 anos de idade. Na Congregação Redentorista, dedicou-se à Província do Rio, Minas e Espírito Santo. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, foi Provincial da Congregação..