A primeira, cuja visitação foi prorrogada até o dia 5 de junho no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, é a exposição “Empresta-me teus olhos?”, que reúne cerca de 60 obras, entre desenhos pinturas, cerâmicas e uma instalação. Cerca de 35 mil pessoas já visitaram os trabalhos que foram produzidos nos Centros de Convivência de Saúde Mental da Prefeitura de BH.
Nesse caso, a leitura das obras depende, fundamentalmente, do significado dado por quem enxerga as produções, que fazem parte do projeto Arte e Loucura no Circuito Liberdade e trazem histórias que marcaram a reforma psiquiátrica.
Outro trabalho importante na cidade movimenta o Centro de Referência da Juventude, que recebe a exposição “A rua como você nunca viu”. Nesse caso, adolescentes atendidos pelo Consultório de Rua da Regional Centro-Sul da PBH produziram cerca de 40 fotos que trazem o ponto de vista deles sobre a capital mineira, destacando laços sociais e vulnerabilidade.
As fotos são o produto final de oficinas de artes visuais que foram ministradas nas ruas neste ano e também em 2016. As 40 fotos foram produzidas por 12 adolescentes. O Centro de Referência da Juventude fica na Rua dos Guaicurus, 112, no Centro de BH.