Militares da 9º Companhia de Meio Ambiente, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, realizaram nesta terça-feira a soltura de uma jaguatirica, que estava em tratamento no Setor de Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia.
O animal foi resgatado no começo do mês em uma chácara numa área rural a 13 quilômetros de Uberlândia. Com diversos ferimentos pelo corpo, o animal foi levado para avaliação dos médicos veterinários, exames e tratamento especializado, por ser um animal silvestre.
Nesta terça, 27 dias depois de sua captura, a jaguatirica recebeu alta e os militares foram chamado para realizar sua soltura em seu meio ambiente, em uma área de reserva.
Para fazer sua reintrodução em seu habitat, além dos policiais ambientais, um veterinário acompanhou a operação, para garantir a integridade física do animal, além de equipe do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
A jaguatirica foi solta em reserva de cerrado a mais de 80 km da área urbana de Uberlândia, onde terá alimento, água e abrigo em abundância, além de um espaço territorial para sua locomoção. Tão logo foi solta, ela saiu correndo e sumiu na mata.