Sonho antigo de católicos, a Catedral Cristo Rei, projeto da Arquidiocese de BH, entra no quarto ano de construção – metade do tempo previsto, portanto – com avanços e mudanças na paisagem da Região Norte. Até o fim do ano, a estrutura da nave deverá estar concluída, permitindo, em janeiro de 2018, o começo da concretagem do piso da Tenda da Paz ou Templo, espaço interno dedicado às celebrações religiosas. Também no próximo ano, segundo o arquiteto e gerente de projetos da instituição, Leonardo Araújo, será iniciada a construção dos pórticos com 100 metros de altura e da cúpula (teto da igreja) de 2,8 mil metros quadrados, na arrancada para a inauguração prevista em 2021, ano do centenário da Arquidiocese de BH.
Um dos destaques do templo será a Praça das Famílias, que terá gravados futuramente, nas contas de um rosário, os nomes e cidade das pessoas que colaboram com o projeto orçado em R$ 120 milhões. Entre a supervisão da obra e outras funções no terreno, a equipe já escolhe o tipo de material a ser usado nesse espaço de 16 mil metros quadrados, onde ficará o altar externo, e que abrigará 20 mil pessoas, sendo 5 mil dentro do templo. Dos recursos necessários, já foram investidos cerca de R$ 25 milhões, incluindo fundações, pilares, vigas e outros serviços.
OBRA Iniciada em 2013, dois anos depois de instalada uma cruz de 20 metros de altura, a construção da Catedral Cristo Rei segue o projeto de Oscar Niemeyer (1907-2012). Na estrutura sob a Praça das Famílias, haverá uma série de setores de evangelização e prestação de serviços, como a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, auditório com 800 lugares, estacionamento, cinco museus, escola de música e especializada na arte dos mosaicos, entre outros. A evangelização, por sinal, começou em 2015, no canteiro de obras, ao ser erguida a Tenda Cristo Rei, aberta diariamente e programação que inclui missas, orações do terço e atendimento de confissões.
Quem quiser colaborar, com doação de qualquer valor, pode usar também a internet, no site www.catedralcristoreibh.com.br/doa. Informações: (31) 3269-3100.