Segundo o coronel Erlon Botelho, do 1º Comando Operacional, responsável pelas operações dos bombeiros na área central de Belo Horizonte, 200 militares se dividiram em 34 equipes, cada uma acompanhada de um vistoriador técnico. Eles percorreram as lojas orientando os comerciantes sobre as medidas de segurança para evitar incêndios, e também como obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento emitido após a verificação das medidas de segurança instaladas conforme o Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP). Foram verificados extintores, hidrantes, alarmes e outros sistemas de detecção de incêndio.
Conforme o balanço divulgado pela corporação no início da tarde, 303 locais foram vistoriados. Mais de 80% deles estão com os sistemas preventivos em dia, sendo que o restante precisa fazer pequenas correções.
Proprietário de uma loja de utensílios domésticos na Rua Curitiba, Rodrigo Dias Vilela Lima disse que a situação no estabelecimento está regularizada e avaliou positivamente a visita dos militares. “Com certeza foi proveitosa. Ainda mais que vieram com a intenção de orientar, não já querendo multar”, comenta. Ele recebeu dicas sobre a importância de manter sempre o extintor de incêndio na validade e ter entradas com espaço para que as pessoas possam sair em caso de emergência. No momento da vistoria, ele não estava com o AVCB em mãos, mas localizou o documento posteriormente. “Se a gente não tivesse (o documento), era só providenciar para no caso de vistoria futura estar com ele em mãos”, diz Rodrigo, repetindo a orientação que recebeu dos militares.
Ainda de acoro com o coronel Erlon Botelho, a ideia da ação é reforçar uma cultura de prevenção entre os comerciantes. A segunda etapa deve ser realizada ainda neste mês. “A nossa ideia é fazer no final do mês de junho em outra região de Belo Horizonte e, em julho, em Contagem”, adianta. .