“Estou muito feliz. Comecei a praticar o esporte com 4 anos de idade. Quem sabe um dia serei o melhor do mundo?”, desejou o garoto, que mora em Curitiba (PR). Ao todo, 100 atletas disputaram as categorias mirim, iniciante, feminino, amador, master, grand master, legend e grand legend.
Centenas de pessoas prestigiaram o campeonato. Havia atletas do próprio bairro, como Davi Knispel, de 18, e de outros estados, entre eles a carioca Ana Júlia Teodoro, da mesma idade. “Skate é o esporte que mais cresce no país. Por isso defendo um maior número de pistas em nossa cidade”, disse o mineiro.
A visitante do Rio de Janeiro também gostou da estrutura: “As pistas estão iradas.
LENDAS Os americanos Christian Hosoi e Mike McGill, dois dos mais populares na década de 1980, prestigiaram o evento. Muitas das manobras consagradas no esporte se devem aos dois atletas.
Um dos objetivos do evento é colocar a capital mineira no mapa do skate mundial. Outro é o papel social, por meio da prática do esporte em áreas públicas. O secretário municipal de Esportes, Bebeto de Freitas, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, acompanhou Kalil ao evento: “Queremos tirar os parques do estado de abandono para reocupá-los em benefício da população”, disse..