Motoristas que passam pela BR-381, entre Belo Horizonte e o Espírito Santo, devem ter atenção redobrada.
Na quarta-feira, a pista será fechada no km 424, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, próximo ao Amigão 2. No dia seguinte, a intervenção será no Trevo de Barão de Cocais, no km 392, também na Grande BH.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as detonações serão executadas e supervisionadas por profissionais treinados.
As obras seguem em ritmo lento. Como o Estado de Minas mostrou em reportagem de 12 de maio, três anos depois de assinada a ordem de serviço, a duplicação ainda não avançou. Metade dos oito lotes do empreendimento voltou à fase de estudos técnicos, econômicos e ambientais, o que, na prática, significa dizer que estão novamente na etapa anterior à elaboração dos projetos de engenharia e do início das intervenções.
Enquanto a duplicação continua apenas na promessa, vidas são colocadas em risco na chamada Rodovia da Morte. No último balanço disponibilizado pela PRF, referente ao acumulado de janeiro a dezembro de 2016, ocorreram 1.254 acidentes no percurso entre BH e Governador Valadares – média mensal de 104,5. Eles resultaram em 1.484 feridos e 90 mortes.
(RG)
.