A Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, regida pelo capitão Soares, se apresentará nesta quinta-feira, às 20h, no Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena, 2.336, Centro de Belo Horizonte, onde será realizado um concerto em comemoração aos 242 anos da PM. A entrada é franca, mas sujeita a lotação do espaço.
A orquestra pertence ao Centro de Atividades Musicais (CAM), que foi criado como uma unidade que cuida das questões relacionadas às atividades musicais na PM, tendo sob sua subordinação técnica as agremiações musicais da instituição.
Serviço:
Data: 08/07/17
Local: Palácio das Artes
Hora: 20h
História da Orquestra Sinfônica da PM
No ano de 1949, no antigo Departamento de Instrução (atual Academia de Policia Militar), nascia oficialmente a Orquestra Sinfônica da Policia Militar. Idealizada pelo Coronel Egídio Benício de Abreu, foi inicialmente composta por 18 policiais militares músicos e alguns adolescentes da Escola de Formação Musical - projeto social da Policia Militar, na época.
Intitulada patrimônio cultural do povo mineiro, mesclando em suas apresentações o erudito e o popular, alcança lugar de destaque por ser reconhecidamente a única Orquestra Sinfônica Militar, elevando ainda mais o nome da corporação.
Ao lado da atividade operacional, a orquestra desempenha sua função específica no resguardo da tradição cultural da polícia Militar e do estado de Minas Gerais. Interliga a instituição a todos os seguimentos da sociedade e consolida parcerias.
(RG)