A investigação foi iniciada em janeiro deste ano, depois do registro de furtos dos equipamentos, modelos Star Fire 3000, em propriedades na zona rural de Conquista. Os investigadores apuraram que um dos envolvidos vendia os aparelhos para produtores rurais da região e seus dois comparsas eram responsáveis pela instalação dos receptores nas máquinas.
O delegado de Conquista, Tiago Cruz, pediu a prisão preventiva dos três acusados e os mandados de busca e apreensão dos equipamentos furtados. Um dos envolvidos, C.C.A, de 39 anos, foi preso na cidade de Sacramento. Com ele, foram apreendidos aparelhos celulares, um utilitário Pajero e uma caminhonete Ford F4000, que teriam sido comprados com o dinheiro de origem do comércio dos aparelhos furtados.
C.C.A foi indiciado por associação criminosa, receptação e lavagem de dinheiro, apontado também o responsável pela venda de cerca de 50 aparelhos GPS de máquinas agrícolas na região do Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.
Os demais investigados, F.J.P, de 30, e F.F.P, de 20, foram presos na cidade de Uberaba, em operação com apoio de agentes da cidade e de Conceição das Alagoas.
Nas operações policiais, realizadas no fim de semana passado, foram recuperados seis antenas receptoras e cinco monitores, que foram roubados de usinas nas cidades de Delta, Santa Juliana e em outras propriedades na região, que não foram identificadas.
O delegado Tiago destaca que os três envolvidos fazem parte de uma quadrilha especializada em furtos e vendas de equipamentos agrícolas, que conta com a participação de vendedores de concessionárias do interior de São Paulo. .