Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), ontem de madrugada choveu mais na Região Centro-Sul – 18,2 milímetros entre as 2h10 e as 6h40.
A meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que as precipitações não estão associadas a nenhuma frente fria. Foram motivadas por uma instabilidade atmosférica, causada por umidade trazida do oceano e que adentra a parte Leste até o Centro do estado. “A frente fria que estava sendo anunciada passou pelo oceano, não tendo chegado até aqui. E, de qualquer maneira, ela já tinha passado, logo, não poderia provocar a chuva. Essa da madrugada foi bem localizada e rápida”, diz.
Hoje, há possibilidade remota de chuvas na capital, mas as chances aumentam no Triângulo e Sul de Minas à tarde e à noite. Já amanhã a situação se inverte: enquanto essas regiões ficam sujeitas a pancadas localizadas, pode chover novamente em BH. De acordo com a previsão, o feriado deve ser de tempo firme na capital. No Corpus Christi, na quinta-feira, probabilidade apenas na Zona da Mata e Campo das Vertentes. “Mas essas previsões têm de ser acompanhadas, porque são instabilidades isoladas e, de repente, pode secar tudo, já que não é época de chuva”, ressalta.
Anete lembra que são características do outono e do inverno em Minas a grande variação de temperatura ao longo do dia, formação de nevoeiro na faixa Leste do estado e possibilidade de ocorrência de chuvas isoladas no Triângulo, Zona da Mata e Sul em decorrência de uma frente fria.
Segundo ela, não foi isso que ocorreu nos últimos dias, quando houve quedas dos termômetros em parte do estado – ontem, eles voltaram a subir. Uma massa de ar frio atuou no Sul e Oeste de Minas no fim de semana. Domingo, Monte Verde, no Sul, bateu o recorde da temperatura mais baixa do ano em Minas, com 0,2 grau. São Lourenço, cidade da mesma região, chegou a 3,3 graus. “Nesta época do ano, a variação de temperaturas é comum e massas que vão de moderadas a fortes podem mantê-las amenas por dias consecutivos”, relata. Para hoje, há tendência de ligeira elevação dos termômetros, principalmente das mínimas. Em BH, a expectativa é que fiquem na casa dos 15 aos 27 graus..