Para o catolicismo, o mistério Eucarístico consiste na consagração do pão, representando o corpo de Cristo, e do vinho, significando o sangue, que renova o sacrifício de Jesus na Cruz.
A Eucaristia teria sido instaurada por Cristo durante a Santa Ceia, na quinta-feira que precedeu Sua morte. De acordo com a tradição, Corpus Christi ocorre sempre na quinta-feira seguinte ao domingo que celebra a Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes.
Origem
A história católica conta que, em 1209, na diocese de Liége, na Bélgica, uma freira agostiniana chamada Juliana de Mont Cornillon teve visões de Cristo dizendo que gostaria que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
O pedido da freira chegou ao bispo e, em 1246, na sua diocese, foi celebrada pela primeira vez uma festa de Corpus Christi. Esse bispo, depois, assumiu o papado, se tornando o Papa Urbano IV, que estendeu a data festiva para toda Igreja, no ano de 1264.
Adoração
No dia de Corpus Christi, é comum que os fiéis façam momentos de adoração, quando a Eucaristia é exibida e os católicos realizam suas orações.
Conforme o padre Marcelo Silva, reitor do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, essa é a única adoração ininterrupta de Minas Gerais, e uma das poucas do país.
(*Estagiária sob a supervisão de Fred Bottrel).