O roubo de um caminhão de cargas terminou em troca de tiros e criminosos mortos na tarde desta sexta-feira na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar (PM), criminosos armados abordaram um caminhão que havia saído do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH. Os assaltantes levaram a carga do veículo e foram abordados em um sítio de Esmeraldas. Eles atiraram contra os militares, que revidaram. Quatro homens ficaram feridos e dois morreram. O bando ainda chegou a fazer mais de 20 pessoas reféns durante a fuga.
De acordo com a PM, a ocorrência aconteceu por volta das 12h. Bandidos armados abordaram o caminhão na MG-010, logo depois que ele deixou o terminal de cargas da Gol.
“Os criminosos estavam em três veículos, um Fit, um Corolla, e uma Saveiro. Aproximadamente 12 criminosos armados renderam os vigilantes e seguiram com o caminhão para uma estrada no Bairro Angicos, em Vespasiano. Lá, enquanto descarregavam a carga, passou um Doblô onde estava uma família. Todos foram obrigados a descer do veículo e o material do roubo foi colocado no automóvel. Eles fugiram para Esmeraldas”, explica o sargento Bitenil Pinto Soares.
Os policiais receberam informações da localização dos criminosos e montaram um cerco em um bairro de Esmeraldas. Eles acabaram surpreendidos pelos bandidos, que estavam fortemente armados. “Conseguimos prender um homem na rua. Na sequência, fomos até o sítio e lá vários homens estavam com armas e fazendo a contagem da carga. Um intenso tiroteio aconteceu. Alguns dos criminosos fugiram para outras propriedades vizinhas. Em uma delas, mais de 20 pessoas foram feitas reféns”, afirma o sargento.
Segundo a PM, quatro criminosos acabaram atingidos por tiros. Eles foram socorridos com vida e encaminhados para o Hospital São Judas Tadeu, em Ribeirão das Neves. Dois não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade de saúde. Outros dois foram encaminhados para o Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Venda Nova. O estado de saúde deles não foi informado.
Foram apreendidos quatro carros usados pela quadrilha, a carga de dois mil celulares que estavam no caminhão, oito armas, sendo cinco pistolas, duas delas adulteradas para serem automáticas, e carregadores alongados. Além disso, foram encontrados dois revólveres, uma espingarda calibre 12, bloqueador de sinal e coletes balísticos.De acordo com a PM, a organização criminosa utilizava um sítio para guardar os materiais roubados. Na propriedade ainda foram encontrados medicamentos. Seis homens acabaram presos.
Para a polícia, a quadrilha é especializada neste tipo de crime.
Uma operação foi montada na região para a captura de aproximadamente 12 criminosos que conseguiram fugir. O cerco foi montado com aproximadamente dez viaturas da PM além do helicóptero da corporação. A ocorrência vai ser encerrada na delegacia de Vespasiano.
.